sábado, 26 de novembro de 2011

Texto: Moran e Estudo dirigido

07/11/2011
11º Dia de aula
Texto: Moran
    O texto Moran é muito rico de conhecimento, o autor mostra como integrar os meios de comunicação na escola. Pois professor tem visão pedagógica inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas simples da internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos, visto que o professor atua como coordenador, motivador, assim o papel do aluno é de executar atividades mais o de com pesquisador, responsável pela riqueza, qualidade e tratamento das informações coletadas.
Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário conseguirá dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.
                                       Estudo dirigido
1-    Quais os tipos de tecnologias, podem ser trabalhadas pelo  professor, segundo o autor?
Televisão, vídeo, computador e internet.

2     De que forma o educador pode trabalhar com novas mídias?
Cada um tem a sua forma, mas é importante que amplie que aprenda a dominar as formas de comunicação: interpessoal, grupal e as de comunicação áudio visual e telemática.
3     Como o e-mail pode ser utilizado de forma inovadora na educação?
O e mail serve para criar uma conexão virtual permanente entre professores e alunos.

4     Como funcionam as aulas – pesquisa?
É onde os professores e alunos procuram informações e cercam um problema e desenvolvem experiência.
5     Qual a sugestão do autor para se trabalhar colaborativamente com as novas tecnologias?
O trabalho conjunto entre professores e alunos próximos física ou virtualmente.

6     Analise de forma critica as mudanças que as novas tecnologias podem levar à educação presencial?
As novas tecnologias só fizeram contribuir, abrindo para a participação do aluno, professores, pais e sociedade.
7     Quais as sugestões do autor para equilibrar o presencial e o virtual?
Integrar as tecnologias novas as já conhecidas, como facilitadoras do processo de ensino.
8     Como o autor define educação a distancia?
É ajudar os participantes a que equilibrem as necessidades e habilidades pessoais e habilidades pessoais com a participação em grupos, presenciais e virtuais, onde avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário